Bombeiros montam operação em Itajaí para atendimentos a vítimas de vendaval

As fortes rajadas de vento que atingiram o Litoral Norte na noite e madrugada de hoje (26) trouxeram estragos em várias cidades. Uma das mais afetadas foi Itajaí, onde três pessoas morreram eletrocutadas, sendo um adolescente e duas crianças. O Corpo de Bombeiros Militar montou um Sistema de Comando de Operações (SCO), na cidade, sede do 7° Batalhão de Bombeiro Militar, desde as primeiras horas da manhã de hoje. A sistemática reúne várias forças num mesmo local para facilitar e agilizar os atendimentos decorrentes dos ventos. Equipes de Forças-tarefa de Blumenau (FT03) e de Itajaí (FT07) foram acionadas.

Os trabalhos do Corpo de Bombeiros de Itajaí e região se concentram ainda na desobstrução de rodovias e estradas em decorrência das inúmeras árvores que caíram na cidade. Muitas casas também foram danificadas e destelhadas.As atividades acontecem em parceria com a Defesa Civil do Estado e outras insituições de apoio em situações de estragos provocados por eventos climáticos.

Até o começo desta tarde, ainda havia vários pontos sem energia elétrica em Balneário Camboriú e região. Em São Francisco do Sul, praticamente toda a cidade ainda estava sem energia. A Celesc trabalha para restabelecer toda a rede no Litoral Sul catarinense.

De acordo com o Cel BM César Assumpção Nunes Pires, Comandante Regional do Litoral, uma reunião com representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual, da Prefeitura de Itajaí e de outras autoridades municipais e estaduais vai contabilizar os estragos, avaliar os atendimentos prestados e verificar se há a necessidade de manter a concentração dos trabalhos na região. “Tudo vai depender da previsão meteorológica para os próximos dias”, disse.

Já no Oeste do estado, apesar das inúmeras ocorrências referentes a destelhamentos e quedas de árvores, não houve vítimas. De acordo com o comandante interino do 14°Batalhão de Bombeiro Militar, com sede em Xanxerê, Major Walter Parizotto, não foi preciso acionar a Força-tarefa pois as equipes das guarnições estão conseguindo atender a demanda, que também se concentra no corte de árvores para desobstrução de ruas.

Fotos: 7°BBM

Texto: Krislei Oechsler

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com