Bom resultado no Enem garante vaga em universidades de Portugal

O Dia

– Convênio entre Inep e instituição de Coimba já vale a partir da prova da semana que vem –

Brasília – Os estudantes que fizerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano poderão usar os resultados também para ingressar em 18 universidades portuguesas, além de participar dos já tradicionais processos seletivos para instituições públicas, bolsas de estudo e financiamento para instituições privadas no Brasil.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem a assinatura de convênio interinstitucional com a Universidade do Minho para oficializar o uso dos resultados do Enem para seleção de estudantes brasileiros.

Com 19 mil alunos nas cidades de Braga e Guimarães, a Universidade do Minho é uma das principais instituições de Ensino Superior de Portugal e tem mais de 500 estudantes brasileiros, que representam o maior grupo de estrangeiros da instituição, segundo o Inep.

O Enem será aplicado este ano nos dias 5 e 6 de novembro em mais de 1,7 mil cidades. Mais de 8,6 milhões de candidatos se inscreveram nesta edição.

A nota do exame é usada, no Brasil, na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), além de ser requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do Ensino Médio.

Unidades

Lisboa, Porto, Madeira, Universidade Coimbra, Aveiro, Beira Interior, Moinho, Leiria, Beja, Porto, Portalegre, Cávado e do Ave, Instituto Coimbra, Guarda, Viseu, Santarém


Outros destaques: