Bahia perde muitos gols e vence o Jacobina por 2 a 0 em Pituaçu

Mesmo sem 8 titulares, o Bahia até poderia ter saído do Estádio de Pituaçu, neste domingo (29/1), com uma goleada, na estreia do Campeonato Brasileiro 2017.

Depois de perder muitos gols, sobretudo no primeiro tempo, o Tricolor venceu o Jacobina, por 2 a 0. O meia Zé Rafael e o volante Juninho, de falta, marcaram os gols do Esquadrão.

Na primeira partida do Campeonato Baiano, o treinador Guto Ferreira optou por escalar o goleiro Jean, de 21 anos e grande promessa do clube.

Como curiosidade, Jean é filho de outro Jean, goleiro que ficou famoso nos anos 1990/2000 jogando no Bahia, Guarani, Ponte Preta e Corinthians.

Veja os resultados da primeira rodada

De técnico novo – Ricardo Silva, ex-Vitória -, o Jacobina apostava na retranca, como a melhor maneira de segurar o Bahia, o que deu certo até os 14 minutos do primeiro tempo, quando Edson puxou um contra-ataque e serviu Zé Rafael, que chutou no canto esquerdo do goleiro Tiago Chitão: Bahia 1 x 0 Jacobina.

Veja o gol

O goleiro Jean quase deixa passar um frangaço, em chute de longe do volante Marconi, mas no segundo tempo a torcida Tricolor relaxou, aos 30 minutos. Juninho cobrou falta e fez Bahia 2 x 0 Jacobina.

O vice-campeão baiano jogou com Jean, Eduardo, Lucas Fonseca, Éder e Matheus Reis (Juninho Capixaba); Matheus Sales (Juninho), Edson e Renato Cajá; Zé Rafael, Diego Rosa e Gustavo (Hernane).

E volta a jogar pelo Campeonato Baiano na quarta-feira (1/2) contra a Jacuipense, em Riachão do Jacuípe. 

O Jacobina jocou com Tiago Chitão, Ademir, Jefferson, Allyson, Caíque, Marcelo, Naldo (Madisson), Marconi, Marcinho (Marcelo Pano), Peixoto (Dadai), Vitinho.

As regras

Nesta edição do campeonato baiano, 11 clubes estarão em campo: Vitória, Bahia, Juazeirense, Fluminense de Feira, Galícia, Jacobina, Flamengo, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira e Atlântico.
 
Todos ficarão em um único grupo na primeira fase e se enfrentarão em sistema apenas de ida, classificando-se para a segunda fase, de Semifinal, as quatro primeiras colocadas do grupo.

A Semifinal passará a ocorrer em sistema de ida e volta, com 1º colocado x 4º colocado e 2º colocado x 3º colocado. Os dois vencedores decidirão a competição também em jogos de ida e volta.

Outra novidade no Baianão 2017 está no sistema de definição das vagas para as competições nacionais. Todas as vagas para Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D serão definidas no Estadual.
 
O campeão, o vice-campeão e o 3º colocado do Baianão 2017 garantirão vagas nas Copas do Nordeste de 2018. O campeão, o vice-campeão e o 4º colocado garantirão vagas na Copa do Brasil de 2018. Já os três melhores colocados em toda a competição, excluindo Bahia e Vitória, que já são integrantes da Série A nacional, terão direito às vagas na Série D do Brasileirão 2018.
 
Mais uma novidade do Baianão 2017 diz respeito à definição do 3º colocado. Não haverá mais confronto entre os derrotados da semifinal para a definição. Entre as equipes derrotadas na semifinal, será declarada 3ª colocada do Baianão aquela que obtiver melhor campanha em toda a competição, após o somatório de todas as fases.

Serão rebaixados para a Série B do Baianão 2018 os dois últimos colocados da 1ª fase, sem a necessidade de quadrangular do rebaixamento, já que, com a nova fórmula, todos os 11 clubes se enfrentarão na primeira fase, totalizando o mínimo de dez partidas para cada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com