Avança candidatura do Sítio Burle Marx a patrimônio da humanidade

Técnicos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) virão ao Brasil, em setembro, inspecionar o Sítio Roberto Burle Marx, na zona oeste do Rio de Janeiro. O local, onde o paisagista trabalhou e morou, guarda uma coleção com mais de 3,5 mil espécies de plantas tropicais e teve a candidatura a patrimônio mundial confirmada. A informação é da embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis, delegada do Brasil na entidade.

Depois de receber a documentação referente a candidatura, aprovada, a inspeção é o próximo passo a ser vencido. No segundo semestre, especialistas do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) estará na capital fluminense. Eles vão confirmar as informações apresentadas no dossiê de candidatura, de 602 páginas, elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e o plano de preservação para o sítio.

O Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, se prepara para a nova fase da candidatura do local a Patrimônio Mundial pela Unesco.

O Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, se prepara para a nova fase da candidatura do local a Patrimônio Mundial pela Unesco. – Tânia Rêgo/Agência Brasil

O resultado da análise só será conhecido em 2020, na 44º reunião do Comitê do Patrimônio, quando o bem será referendado ou não. A cada ano, os países podem concorrer com apenas um sítio a patrimônio mundial. Este ano, na reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, em Baku, no Azerbaijão, prevista para o próximo mês de junho, o Brasil concorre com a cidade de Paraty, na costa sul fluminense, cuja candidatura foi confirmada ano passado. A sede do evento em 2020 não foi ainda anunciada.

O Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, se prepara para a nova fase da candidatura do local a Patrimônio Mundial pela Unesco.

As visitas podem ser guiadas e incluem, além dos jardins, a Capela Santo Antônio da Bica – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Tombado em 2000 pelo patrimônio cultural brasileiro, o sítio Burle Marx abriga coleção botânica e paisagística de plantas tropicais de todo mundo, espalhadas em jardins e lagos da propriedade. O terreno inclui manguezal, área de restinga e de Mata Atlântica.

Com a possibilidade de se tornar um bem mundial, o sítio recebeu R$ 5,4 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obras de modernização. Os recursos são usados para melhorar o atendimento ao público, incluindo a reforma do prédio administrativo, instalação de refeitório, vestiários, espaço para pesquisas e laboratórios. O Iphan quer disponibilizar também catálogo do acervo georreferenciado e informatizado.

O Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, se prepara para a nova fase da candidatura do local a Patrimônio Mundial pela Unesco.

A expectativa é que, aprovado pela Unesco, o Sítio Burle Marx entre de vez no mapa do turismo – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Quando ficar pronto, o local contará ainda com material de apoio à visitação, incluindo audioguias, mapa tátil e reproduções de obras para manuseio – voltados a pessoas com deficiência.

A expectativa é que, aprovado pela Unesco, o Sítio Burle Marx entre de vez no mapa do turismo, disse o diretor de cooperação e fomento do Iphan, Marcelo Brito. “A gente acredita que [com o tombamento mundial] a visitação turística pode ser intensificada e contribuir para maior sustentabilidade do próprio sítio, tanto por pesquisadores, que, esperamos, ampliem o interesse na questão da botânica, da paisagem, da preservação do meio ambiente, quanto pelo público, tendo em vista o acervo botânico e culturais ali presentes”, disse. Hoje, o local, distante cerca de 50 quilômetros do centro do Rio, tem capacidade para receber 140 visitantes por dia. Alguns, em geral, estrangeiros, agendam visitas com meses de antecedência.

A entrada na lista de patrimônio da Unesco, esclarece a administradora, não inclui aporte de recursos da instituição no bem, mas é “o último degrau que um bem pode subir em termos de importância no mundo”. disse Cláudia Storino. “ Isso estabelece determinadas regras de preservação para o bem e para o seu entorno, uma área em que certos cuidados devem ser mantidos”.

O Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, se prepara para a nova fase da candidatura do local a Patrimônio Mundial pela Unesco.

Tombado em 2000 pelo patrimônio cultural brasileiro, o sítio Burle Marx abriga coleção botânica e paisagística de plantas tropicais de todo mundo – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Burle Marx ficou conhecido por desenvolver o conceito de jardim tropical moderno, uma mudança de paradigma no paisagismo mundial, de jardins românticos. Além do sítio que leva seu nome, onde viveu e trabalhou, são obras assinadas por ele, no Rio, o Aterro do Flamengo, os jardins do Museu de Arte Moderna (MAM), a Casa Roberto Marinho, onde hoje funciona museu de arte aberto ao público, e o Instituto Moreira Salles, todos na zona sul carioca.

O sítio fica aberto entre terça-feira e domingo, das 9h30 às 13h30. O ingresso custa R$ 10 a inteira. As visitas podem ser guiadas e incluem, além dos jardins, a Capela Santo Antônio da Bica, de 1681, a Casa Principal e a coleção de arte e de artesanato particular de Burle Marx. São mais de 3 mil peças. O endereço é Estrada Roberto Burle Marx, 2019, em Barra Guaratiba.

15 Comentários

  • I simply want to mention I’m newbie to blogging and truly enjoyed you’re website. Probably I’m planning to bookmark your blog . You absolutely have fabulous stories. Thanks for revealing your blog site.

  • The processor or CPU is the brains of the laptop or computer – it does most of the calculations your game titles need to operate (with the video clip card carrying out most of the graphics function). With it staying these kinds of an essential component, you would instinctually go for the fastest – and most high priced – processor you could discover, but there is a far better substitute to blowing funds on anything that will be obsolete in a yr: getting a processor that will play tomorrow’s online games at a minimal amount is the sweet spot for any gaming personal computer.

  • Excellent read, I just passed this onto a friend who was doing a little research on that. And he just bought me lunch since I found it for him smile Thus let me rephrase that: Thank you for lunch! “The capacity to care is what gives life its most deepest significance.” by Pablo Casals.

  • Another important part is that if you are a mature person, travel insurance with regard to pensioners is something you should make sure you really take into account. The elderly you are, the more at risk you are for allowing something bad happen to you while in foreign countries. If you are never covered by a number of comprehensive insurance cover, you could have quite a few serious problems. Thanks for expressing your good tips on this web site.

  • An impressive share, I simply given this onto a colleague who was doing slightly evaluation on this. And he actually purchased me breakfast as a result of I found it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the deal with! However yeah Thnkx for spending the time to debate this, I feel strongly about it and love reading more on this topic. If possible, as you change into expertise, would you mind updating your blog with more details? It is extremely useful for me. Huge thumb up for this weblog submit!

  • This site was… how do I say it? Relevant!! Finally I have found something that helped me. Thanks a lot.

  • Aw, this was a very nice post. In thought I wish to put in writing like this additionally – taking time and precise effort to make a very good article… however what can I say… I procrastinate alot and certainly not seem to get something done.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com