Ataque virtual faz Hospital do Câncer de Barretos suspender parte do atendimento

27 de junho de 2017

O Hospital do Câncer de Barretos suspendeu parte do atendimento de seus pacientes devido a um ataque virtual que seu sistema de computadores sofreu na manhã de hoje (27). Além da sede em Barretos, as unidades de Jales (SP) e Porto Velho (RO) foram afetadas pela invasão virtual. O hospital é considerado referência no tratamento e prevenção de câncer no Brasil e tem nove unidades.

No setor de radioterapia de Barretos e Jales, aproximadamente 350 pacientes tiveram seus exames suspensos pelo ataque. “Alguns aparelhos dependem da tecnologia, dos computadores, para que possam funcionar. Para garantir a segurança do paciente, até que o sistema volte ao normal, o tratamento nessas máquinas estará parado”, disse o coordenador médico do departamento, Daniel Marconi.

Segundo o médico e diretor clínico do hospital, Paulo de Tarso, o atendimento para situações emergenciais não foram suspensas. No entanto, consultas e demais procedimentos deverão ser remarcados. “As situações de urgência e emergência estão sendo atendidas. Os que tiverem consultas e procedimentos é melhor vir ao hospital para que possam ser reagendados”, disse.

De acordo com o coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da instituição, Douglas Vieira dos Reis, o ataque foi similar com o que aconteceu em várias empresas no mundo há cerca de dois meses. “É um programa que se aproveita da vulnerabilidade do sistema. Ele entra e criptografa alguns dados e lança uma tela pedindo resgate das informações”, disse. A previsão é que o sistema do hospital esteja normalizado e em funcionado em até três dias.

Leia também...

Loading...
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Leitores On Line