Associação Psiquiátrica da Bahia lança o Setembro Amarelo

31 de agosto de 2016

A Associação Psiquiátrica da Bahia (APB) e o SindiMed abraçaram a Campanha Setembro Amarelo, pela prevenção do suicídio. Uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria, incentivada pela OMS (Organização Mundial de Saúde). O tema é tabu e pouco discutido na sociedade.

Segundo a OMS, a cada 40 segundos, no mundo, uma pessoa se mata. No Brasil, 30 pessoas cometem suicídio, todos os dias. As doenças mentais estão associadas a quase 100% dos casos.

Por isso, o tratamento adequado pode salvar muitas vidas. A Dra. Sandra Peu, diretora da APB e coordenadora da campanha, defende a necessidade do alerta e de se falar abertamente sobre as formas de prevenção.Segundo a psiquiatra, as estatísticas vêm crescendo em todo o mundo, inclusive entre os mais jovens.

O suicídio já mata mais jovens do que o HIV. Em mais de 90% das ocorrências é possível prevenir. “A sociedade tem que quebrar o silêncio e enfrentar o problema de frente. Deixar de falar sobre o assunto só colabora para o distanciamento das pessoas que precisam de ajuda”. O dia Mundial de Prevenção do Suicídio é 10 de Setembro. Em Salvador, diversas atividades serão realizadas durante todo o mês.

Leia também...

Loading...
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Leitores On Line