Ana Paula Padrão estreia como âncora do ‘Conexão com The New York Times’

Gabriel Sobreira

– Telejornal estreia dia 4 de novembro no canal BandNews; Jornalista e apresentadora continuará no comando do ‘MasterChef Profissionais’ –

Rio – Depois de dois anos apresentando o ‘MasterChef’ na Band — e de algumas coberturas jornalísticas pontuais, como a do Ebola —, Ana Paula Padrão, de 50 anos, está de volta ao jornalismo em grande estilo. Ela será a âncora do ‘Conexão com The New York Times’, que estreia dia 4 de novembro, às 23h, no BandNews — em parceria única no mundo entre o jornal internacional com um grupo de TV. O noticiário trará vídeos com conteúdo exclusivo, e legendado, de assuntos diversos como cobertura das eleições americanas, passando pela fome na Venezuela ou a onda de microapartamentos novaiorquinos.

“O grupo Band entende que no BandNews não é necessário dublar e, mais do que isso, é uma questão de preservar a originalidade do material, os sons que vêm, que são preciosos nessas reportagens. Eu aplaudo muito essa decisão porque acho que falta coisa legendada, e não dublada, no Brasil hoje”, observa a jornalista. “E quando você faz uma narração em cima do material original, acaba apagando dados importantes e isso é uma violência dependendo do conteúdo”, completa.

CONVITE

Como Ana Paula já era fã dos vídeos do jornal, ela nem pensou duas vezes quando o diretor artístico da Band, Diego Guebel, disse que tinha uma proposta para fazer e que tinha a ver com o conteúdo do ‘The New York Times’. “Eu disse: ‘Tá, bom! Eu topo. Não sei o que é, mas eu quero’. Realmente, já acompanhava e admirava muito o trabalho que eles fazem em vídeo, é espetacular. O ‘The New York Times’ é uma referência importante na minha formação profissional. Por isso, me sinto muito feliz de apresentar um programa semanal com conteúdo produzido por eles. As matérias são excelentes, curiosas, seguindo o mesmo alto padrão de qualidade de informação que guia tudo que o jornal publica. É uma honra estar à frente da primeira parceria do ‘The New York Times’ com a TV no Brasil ”, derrete-se.

ELEÇÃO DAS MATÉRIAS

A escolha das matérias no ar seguirão predominantemente os principais assuntos da semana e a equipe do BandNews, com o aval da jornalista, tem a liberdade para usar ou não algum material específico.

“Vão ter presença sempre garantida as outras pautas que definitivamente interessam o público brasileiro e a gente tem experiência o suficiente para fazer isso”, gaba-se. Porém, apesar da liberdade apregoada, o ‘The New York Times’ fez apenas uma única exigência em contrato. “De que as edições não sejam muito alteradas. A gente pode reduzir as matérias para elas caberem dentro do nosso programa, mas não alterar a linha editorial proposta pelo próprio jornal”, lembra.

MÉDIA DE MATÉRIAS

A ideia é levar o máximo de informação multifacetada ao longo dos 30 minutos no ar do jornalístico. Mas isso, claro, vai depender muito de cada semana. “Às vezes, a gente tem reportagens muito especiais, como uma exclusiva com alguém muito importante, e isso toma muito mais tempo. É uma daquelas matérias que demorou seis, dez, doze meses para ser produzida e, consequentemente, é uma matéria muito mais longa, às vezes, oito minutos, e isso toma bastante tempo da nossa meia hora semanal. Então, teremos menos espaço para outras matérias”, avalia.

DOSE DUPLA NA TV

Agora com dois programas no ar — além do ‘Conexão com The New York Times’, ela apresenta o ‘MasterChef Profissionais’ —, a rotina da jornalista ficará puxada. “O ‘MasterChef’ toma bastante o nosso tempo. Às vezes, são 12 horas de estúdio todos os dias, durante meses e meses”, salienta. Mas ela fará de tudo para participar da seleção das matérias que serão exibidas e também de emitir suas opiniões e não ser “apenas” uma âncora – a última vez que em ela comandou um telejornal foi em 2013, na Record.

“Vou me meter bastante. Vou contextualizar o assunto, levando em consideração o que a Band está levando ao ar todos os dias naquele assunto e também a minha visão pessoal daquele tema”, salienta. 


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