700 vagas de emprego para portadores de deficiência

O aumento na oferta de vagas de emprego exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD) é um dos destaques da edição 2016 do Dia D na Bahia, que acontece hoje(23). A iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e um leque de parceiros resultou na atração de mais de 700 vagas que serão ofertadas por cerca de 40 empresas envolvidas no projeto.

A ação vai ocorrer nas Unidades Modelo do SineBahia de Salvador, Itabuna e Jequié. Boa parte das oportunidades será disponibilizada para trabalhadores da capital, onde a previsão é que mais de 500 pessoas participem da iniciativa.

 O Dia D visa exclusivamente a inclusão no mercado de trabalho formal de pessoas com deficiência (PcD) e reabilitados do INSS. SineBahia atua no sentido de ampliar o número de vagas, bem como no processo de conscientização das empresas.

 O trabalho conta com o reforço de outros órgãos que compõem o time do Dia D no Estado, como a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MTE), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM).

 Outro ponto importante do Dia D é a realização de processos seletivos durante o evento, quando os empregadores entrevistam os candidatos e, em muitos casos, já sinalizam com a contratação do profissional.

 Os trabalhadores ainda poderão solicitar a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Para os Beneficiários Reabilitados do INSS – grupo específico que será convocado pelo órgão – haverá também um stand de orientação previdenciária.
 Em Salvador e Itabuna, o Dia D também possibilitará ao trabalhador requerer o Passe Livre Intermunicipal, serviço prestado através de parceria entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Secretaria da Justiça, Diretos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), que representam o Governo do Estado na ação.

 Na capital, a população contará com ônibus exclusivo e gratuito que percorrerá bairros próximos à Unidade Central para facilitar o transporte dos profissionais, das 8h às 15h. O percurso prevê a integração com o metrô (no Shopping Bela Vista) e passará em pontos importantes, como Shopping da Bahia, Ceasinha do Rio Vermelho, Rodoviária e Rótula do Abacaxi.
 
Atendimento
O atendimento acontece a partir das 7h (em Salvador e Jequié vai até as 17h e Itabuna até as 14h). Para ter acesso aos serviços, os trabalhadores precisarão apresentar os documentos, que variam de acordo com o atendimento pretendido.
 – Pesquisa de vagas de emprego, é preciso portar RG, CPF, Comprovante de Residência e CTPS.
 
CTPS
Para 1ª via: apresentar RG, CPF, Comprovante de Residência e Certidão de Nascimento e/ou Casamento.
Para 2ª via: além destes documentos, portar também a via original da CTPS caso ainda possua, ou Boletim de Perda/Roubo da via anterior e um documento com o número e série do PIS.
 
Passe Livre Municipal
Apresentar formulários de Requerimento (acessar em www.justicasocial. ba. gov.br) devidamente assinados e carimbados pelo médico que acompanha o requerente e a assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo à sua residência; cópias autenticadas do RG e CPF; Comprovantes de Residência e de Renda atuais; relatório médico detalhado da deficiência (ou Benefício de Prestação Continuada (BPC); além de cópia do RG dos acompanhantes.


Outros destaques: